Caminhoneiros recebem orientações contra a Covid-19

Os caminhoneiros que permanecem trabalhando, mesmo em tempos de orientação para que toda a população fique em casa, precisam ficar atentos às orientações médicas. Os cuidados são para evitar o contágio do vírus SARS-Cov2 (Covid-19). 

O médico pneumologista, do Hospital Dois Pinheiros, em Sinop-MT, Dr. Paulo Quintanilha, recomenda que as refeições sejam feitas nas “caixas de cozinha” dos caminhões, mas se não for possível, que o motorista leve seus utensílios aos restaurantes. 

“O vírus sobrevive por horas em pratos e talheres, por isso é importante que o motorista faça a higienização dos utensílios antes de usa-los tanto em seus próprios quanto nos dos restaurantes”, orienta Quintanilha.

O médico destaca ainda alguns cuidados referentes a higiene na cabine do caminhão, o ideal é que o motorista limpe as mãos com álcool em gel, ao sair e entrar. 

“A cabine é o quarto do caminhoneiro e deve ser cuidada de forma igual por ele. Ela deve ser higienizada, principalmente nos locais que o motorista mais encoste. Recomendo higienização no volante e nos comandos, maçanetas, ao entrar e ao sair”, explica o pneumologista.

Os locais de banho, em postos de combustíveis,  também costumam movimentar um alto fluxo de pessoas, entre as 18h e as 21h e o motorista deve ficar atento quanto às instruções. Segundo o pneumologista, a sugestão é que os horários de banho sejam trocados por outros momentos durante o dia, evitando assim as aglomerações.

Fonte: Luciano Vendrame, da BW Comunicação em atendimento ao Hospital Dois Pinheiros