Cacique Raoni apresenta melhora no quadro clínico e recebe visita em nome do Papa Francisco

O Cacique Raoni apresentou melhora em seu quadro clínico, conforme o boletim médico desta terça-feira (21), assinado pelos médicos do Hospital Dois Pinheiros, Fernanda Quinelato e Douglas Yanai, que respondem pelas áreas clínica e técnica, respectivamente.

Com a pressão arterial controlada, o cacique passou a noite bem, sem febre e está lúcido e orientado. Mantém o quadro de infecção intestinal, mas com melhora nos parâmetros laboratoriais. Segue também o tratamento para as úlceras gástricas com antibióticos e protetor gástrico. 

“Trabalhamos com a possibilidade de alta até o final de semana conforme evolução clínica e resultados de exames”, pontua Yanai. 

O médico e diretor do hospital informou ainda que na manhã de hoje (21), o Cacique Raoni recebeu a visita do Bispo Dom Canísio Klaus, da Diocese de Sinop, que em nome Núncio Apostólico de Brasil e do Papa Francisco desejou melhoras ao líder indígena. 

O líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, tem 89 anos em registro, está internado desde sábado (18) no Hospital Dois Pinheiros, na cidade de Sinop, região Centro-Oeste do país, Norte de Mato Grosso e localizada a 200 km do Parque Indígena do Xingu, onde reside o cacique. 

Há três anos o hospital realiza, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Expedição Xingu, onde profissionais da saúde e acadêmicos levam atendimentos nas áreas de oftalmologia, pediatria, geral e prevenção ao alcoolismo ao parque indígena. 

O hospital é centro de referência há 41 anos em atendimentos de saúde na região, onde vivem aproximadamente 1.000.000 de pessoas. Possui 16 leitos de enfermaria e 17 apartamentos. A estrutura inclui Sala de Vacinas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro de Endoscopia, Medicina Nuclear, Maternidade e Pronto Atendimento com plantão de 24 horas. 

Carol Scandolara – Black & White Comunicação em atendimento ao Hospital Dois Pinheiros. (66) 3515-9852 – (66) 99641-5471 – bwcomunica2@gmail.com

Fonte: BW Comunicação